Agendamento
Tenha em seu Aplicativo um poderoso recurso de Agendamento, com lembretes por Notificações Push e E-mails.
Vamos ver como configurar este recurso:
Para adicionar o recurso, clique em a partir de “Adicionar Recursos”, ao adicionar você poderá alterar o Ícone (clicando na imagem do ícone padrão) e o Nome do recurso (substituindo o nome padrão do recurso).
Se desejar você também poderá desativar temporariamente este recurso, alterando a chave “Ativado” para esquerda , fazendo assim o recurso não aparecera no aplicativo (em muitos casos também não funcionará normalmente). Você poderá utilizar esta opção em casos que precise realizar toda a edição/configuração/inserção de conteúdo para depois disponibilizar o recurso para os usuários.
Acessando a guia de “Configurações” do recurso, a primeira etapa de configuração será “Locais”, nesta etapa você deve inserir um “estabelecimento”, note que no recurso já tem um local padrão, trabalhe primeiro editando este local (por motivo de segurança não é possível excluí-lo, é necessário ao menos um local).
Para adicionar mais um local clique em
Edite/adicione os dados deste local, como:
- Nome
- Endereço
- Dias e horários de funcionamento/atendimento
- Datas de pausa, por exemplo feriados.
Após esta configuração, clique em para continuar.
Em seguida, vá para “Serviços”. Aqui você poderá criar categorias para uma melhor organização dos serviços e conduzir o usuário de forma mais intuitiva.
Vamos primeiro criar as categorias.
Em GERENCIAR CATEGORIAS você também encontrará uma categoria de amostra, aqui você pode editar ou deletar e criar uma nova, mas mantenha ao menos uma categoria (Se você tiver apenas uma categoria, a guia “Categoria” não será exibida durante o processo de reserva. O usuário será levado para a guia de serviços imediatamente).
Clique em para criar uma nova, preencha o campo “Nome” e aperte “OK”.
Após criar suas categorias, você pode começar a criar seus serviços em “GERENCIAR SERVIÇOS” (você também encontrará um serviço de amostra, aqui você pode editar ou deletar e criar um novo), clique em para criar um novo, preencha:
- “Nome”;
- “Valor”, depois poderá ocultar todos os preços se desejar.
- “Duração do Serviço”, defina quanto tempo este serviço durará;
- “Período de Descanso”, defina se ao terminar este serviço há um período de “descanso ou pausa”, pode ser definido como “0” (zero);
- “Categoria”, este serviço pertence a qual categoria?;
- “Pontos no Cartão Fidelidade”, esta é uma opção caso queira integrar este serviço com o Cartão Fidelidade Progressivo, ou seja, cada reserva realizada e cumprida fale X de pontos para o Usuário/Cliente, caso não deseje a integração insira “0” (zero).
Após inserção do serviço, clique em “OK” para salvar.
Depois de salvar o serviço, você precisará definir onde esse serviço está disponível. Pode haver várias lojas e o serviço só está disponível em um local. Você precisará repetir essa etapa para todos os serviços criados.
Clique em , a partir de “Gerenciar Serviços” e salve.
Em seguida, vá para a guia “Profissionais”. Aqui você adicionará profissionais/provedores que estarão disponibilizando seus serviços no recurso. (você também encontrará um profissional/provedor de amostra, aqui também você pode editar ou deletar e criar um novo). Para criar um novo profissional/provedor, clique em , preencha os campos:
- “Nome“;
- “E-mail“, será usado para envio de reservar realizadas para este profissional/provedor (caso configure assim em OPÇÕES);
- “Número de celular“, este contato aparecerá no e-mail enviado para o usuário/cliente (caso configure assim em OPÇÕES);
- “Descrição“, fale um pouco sobre este profissional/provedor, usuário/cliente poderá ler isso ao clicar no ícone de informação no recurso abaixo do nome do profissional/provedor no processo de agendamento (Se não for adicionado, o ícone de informação não exibido no recurso);
- “Imagem de perfil 1000x1000px“, Insira uma imagem/foto do profissional/provedor, o usuário/cliente poderá ver no processo de agendamento (Se não for adicionado, um avatar padrão será exibido).
Aperte em “OK” para salvar.
Após criar o cadastro do profissional/provedor, atribua-o a um ou mais locais e um ou mais serviços, ou seja, em que local este profissional/provedor atende e quais serviços oferece/trabalha, clicando em, na guia “Gerenciar Profissionais”
Clique em Salvar para finalizar esta etapa.
O último passo é definir quando o profissional/provedor estará disponível na agenda. Caso o profissional/provedor esteja disponível em mais de um local, será necessário definir os horários de cada local.
Para começar, clique em , a primeira coisa que você fará é definir o horário de disponibilidade do profissional/provedor em um determinado local.
Ligue os dias da semana, selecione a horário de início e término. (Dica: Para esta configuração você pode tentar usar a tecla Tab, teclado numérico e setas no teclado para facilitar o preenchimento).
Em seguida, defina os dias de pausa do profissional/provedor, caso houver (dias dos quais ele não estará disponível para reservas).
E por último defina o Período de Pausa, por exemplo horário de almoço (nesses períodos ele não estará disponível para reservas). Após tudo feito, clique em
Repita esta ação para todos os outros locais/profissionais.
Na guia de OPÇÕES, você poderá realizar algumas configurações padrões para o recurso:
- “Enviar e-mails de Confirmação e Cancelamento para:“: Selecione para quem deve ser enviado e-mails de confirmação e cancelamento da reserva;
- “E-mail do proprietário do estabelecimento“: Digite o e-mail do proprietário do estabelecimento ou administrador do App;
- “Lembrete por e-mail“: Defina para quem deve ser enviado o lembrete das reservas via e-mail, normalmente o usuário/cliente já recebe uma notificação lembrando de sua reserva.
- “Formato de hora“: Escolha o formato de hora que deve ser exibida tanto no Painel como no Aplicativo;
- “Formato de data“: Escolha o formato da data que deve ser exibida tanto no Painel como no Aplicativo;
- “Ocultar Preço“: Caso ligado os valores inseridos nos serviços não serão exibidos aos usuário;
- “Display Appointments/Exibir Meus Compromissos“: Caso ligado permite que os usuários consulte seus compromissos já reservados;
- “Display Classes/Exibir Classes“: Funcionalidade em desenvolvimento, no momento desconsiderar;
- “Cancelamento disponível“: Defina se haverá possibilidade de cancelamento da reserva pelo usuário/cliente e sua regra de até quanto tempo antes da reserva ele poderá realizar a cancelamento;
- “Política de Cancelamento“: Espaço para definir regras sobre a Política de Cancelamento, será exibida na finalização do agendamento;
- “Design“: Escolha um dos dois estilos disponíveis, Cartão ou Lista;
- “Imagem da Capa 1000×600“: Esta imagem será exibida na primeira página da recurso na parte superior, é opcional;
- “Ícone de compromisso 512×512“: imagem dos ícones das reservas realizadas pelo usuário/cliente quando ele acessa Meus Compromissos (se não for adicionado, um ícone padrão será exibido).
- “Ícone de Notificação 512×512“: Imagem dos ícones das Notificações Push de lembrete enviadas aos usuários/clientes (se não for adicionado, um ícone padrão será exibido).
Depois de configurar tudo clique em Salvar para gravar suas configurações.
Na seção CALENDÁRIO você poderá gerenciar os agendamentos.
- “Selecione um local *“: Escolha o local que deseja gerenciar os agendamentos;
- “Todos os profissionais/provedores*“: Escolha o profissional/provedor que deseja gerenciar os agendamentos;
Clique em para abrir.
Nesta seção, você poderá gerenciar os agendamentos com base num calendário individual de cada profissional/provedor. Poderá criar um agendamento manualmente ou modificar algum já agendado.
Primeiro, selecione o local e qual o profissional e clique em .
Faça suas consultas utilizando o Calendário, navegue usando os controles na parte superior direta da tela.
Para Criar uma nova reserva clique em qualquer horário disponível na coluna do dia que deseja criar a reserva.
Abrirá um Pop-up com alguns campos para preencher (imagem abaixo).
- “Adicionar novo cliente“: Pode criar uma nova conta de usuário nesta opção;
- “Cliente“: Selecione um usuário/cliente para esta reserva;
- “Serviço“: Selecione o serviço;
- “Inicio“: Defina o horário de inicio;
- “Término“: Normalmente é predefinido com base no tempo do serviço;
- “Telefone“: Insira o telefone do usuário/cliente;
- “Comentário do compromisso“: Não é possível inserir pelo Painel;
- “Notas internas“: Insira um comentário que só o administrador poderá ver.
Clique em Salvar para criar a reserva.
Veja como aparecerá as reservas no calendário:
Na seção Agendamentos você poderá visualizar uma lista com todas as reservas.
Se desejar use o filtro de status:
- Todos
- Agendados
- Cancelados
- Concluídos
Pronto, crie grandes projetos. 😉