O que é GDPR

O General Data Protection Regulation (que em português quer dizer Regulamentação Geral de Proteção de Dados) é um novo regulamento da União Europeia que muda significativamente as obrigações de empresas que lidam com dados de pessoas que sejam residentes na União Europeia. O intuito da mudança é aumentar a privacidade desses indivíduos online.

O novo regulamento vale para toda empresa que processar ou armazenar dados pessoais de qualquer residente na UE, independentemente de onde se encontre. Ou seja, mesmo que sua empresa esteja no Brasil, precisa estar de acordo com a nova regulamentação caso tenha dados pessoais de contatos em Portugal, Espanha, França ou qualquer outro país da UE.

Mas o que são esses dados pessoais? O GDPR considera que são quaisquer dados que, sozinhos ou em conjunto com outros dados, possam ser utilizados para identificar um indivíduo. Alguns exemplos são nome, endereço físico, email, endereço de IP, dados financeiros, dados de comportamento em páginas da web e outras informações semelhantes.

O GDPR foi aprovado no parlamento da UE em abril de 2016, mas passa a entrar em vigor em 25 de maio de 2018.

Portanto, até essa data, todas as empresas do mundo que lidam com dados de cidadãos residentes na UE devem estar em conformidade com as novas diretrizes da mudança.

Isso inclui nós, do Portal Apper, você que possui uma maior base de clientes no Brasil porém estamos abertos para centenas de outros países no mundo.

Ninguém está livre. Toda empresa precisa atender ao novo regulamento.

Como sua empresa de aplicativos pode ser impactada?

De acordo com o GDPR, os responsáveis primários aos olhos do regulamento são os data controllers, isto é, as empresas que controlam os dados de Leads, seja por meio de um software ou não.

Já os data processors, como os softwares que processam dados privados, deverão adotar medidas técnicas e organizativas para que o processamento de informações seja feita de forma segura, respeitando a privacidade dos titulares dos dados, nós do Portal Apper já estamos preparados e já nesta semana liberamos uma atualização que permite esta ação com segurança.

Como vários Appers quando publicam seus aplicativos escolhe distribuírem para vários países inclusive os da UE, então é de suma importância disponibilizarmos o sistema já preparado para estas exigências. Quem em breve deve esta chegando em todos os países.

 

E a multa do GDPR?

Agora você deve estar se perguntando: e se minha empresa não estiver de acordo com o GDPR? O que vai acontecer?

A penalidade para empresas que não cumprirem com o regulamento pode chegar a 4% da receita global anual da empresa ou a 20 milhões de euros – o que for maior. Esse valor máximo ultrapassa os 80 milhões de reais e é imposto a empresas que violarem os principais pontos do regulamento, como não pedir o consentimento do Lead ou violar os princípios de privacidade desde a concepção.

Quais os próximos passos?

Para entender melhor como sua empresa precisará se adequar, o site oficial do regulamento (em inglês) fala sobre os principais pontos da mudança. Para ler o regimento na íntegra, no site da Eurlex é possível ter acesso ao texto final em português, quanto ao Construtor de Aplicativos, fique tranquilo sempre estaremos atualizando nosso sistema para trazer facilidades para você, seus clientes e usuários dos Apps.

Vale lembrar que, mais do que nunca, é hora de rever a forma como você interage com sua base. Enviar emails relevantes para uma segmentação selecionada é uma das formas de garantir que você está entregando aos Leads apenas aquilo que eles querem, e não utilizando seus dados para incomodá-los e encher suas caixas de SPAM — garantia que, aliás, é um dos grandes objetivos do GDPR.

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br/blog/gdpr

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