A importância e simbolismo das cores nos Aplicativos
Antes mesmo das funcionalidades, os clientes são impactados primeiramente pelo design do aplicativo. Além da estar em sintonia com a identidade visual da empresa é fundamental que se estude atentamente as cores empregadas pois elas são responsáveis por reações instantâneas e até involuntariamente podem causar reações emocionais negativas no usuário. Uma boa escolha pode inclusive refletir um melhor posicionamento na App Store Optimization.
Milhares de estudos em diferentes momentos da história e com diversos enfoques já foram realizados sobre o impacto da cor na mente e outra pesquisa aponta que menos de 2% dos usuários leêm a descrição nas lojas de aplicativos. O texto a seguir é um compilado das melhores e mais fundamentadas práticas de agências digitais e desenvolvedores para você trabalhar bem a psicologia das cores em seu app.
Não confunda, contudo, as sugestões com regras – mesmo essas existem para serem quebradas – a ideia é melhorar o potencial dos aplicativos fornecendo elementos para uma construção visualmente mais rica.
UX First
Cada vez mais recorrente em textos sobre design “UX” se refere à experiência do usuário em contato com a plataforma ou dispositivo em questão. Como dito no início cores inadequadas podem levar o usuário, até mesmo subjetivamente, a abandonar o aplicativo.
Segundo Henrique Carvalho do Viver Blog 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar, 84,7% acham que a cor é mais importante que outros fatores na hora da escolha e mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita. Cores com muito contraste geram poluição visual, o que certamente dificulta a utilização do aplicativo. Cores muito vibrantes são desconfortáveis para celulares. Para o ícone de um app o ideal é trabalhar com no máximo duas cores que devem ser visualmente harmônicas (veja quadro abaixo) com todo o aplicativo.