As cores muito além da estéticaAs cores muito além da estéticaAs cores muito além da estéticaAs cores muito além da estética
  • Inicio
  • Construtor de APPs
  • Recursos
  • Notícias
  • Planos
  • Loja
    • Recursos Extras
    • Serviços
    • Planos e Pacotes
  • Ajuda
    • Documentações
    • Vídeos Tutoriais
    • Perguntas e respostas
    • Sites sugeridos
    • Suporte
    • Termos e condições
  • Contato
  • Minha conta
  • Inicio
  • Construtor de APPs
  • Recursos
  • Notícias
  • Planos
  • Loja
    • Recursos Extras
    • Serviços
    • Planos e Pacotes
  • Ajuda
    • Documentações
    • Vídeos Tutoriais
    • Perguntas e respostas
    • Sites sugeridos
    • Suporte
    • Termos e condições
  • Contato
  • Minha conta
✕
Apple revisa diretrizes controversas sobre Apps criados a partir de Plataformas
22 de dezembro de 2017
Agregando mais valor ao seu App
23 de abril de 2018
Publicado por portalapper em 16 de abril de 2018
Categorias
  • Design
Tags
  • Cores

A importância e simbolismo das cores nos Aplicativos

 

Antes mesmo das funcionalidades, os clientes são impactados primeiramente pelo design do aplicativo. Além da estar em sintonia com a identidade visual da empresa é fundamental que se estude atentamente as cores empregadas pois elas são responsáveis por reações instantâneas e até involuntariamente podem causar reações emocionais negativas no usuário. Uma boa escolha pode inclusive refletir um melhor posicionamento na App Store Optimization.

Milhares de estudos em diferentes momentos da história e com diversos enfoques já foram realizados sobre o impacto da cor na mente e outra pesquisa aponta que menos de 2% dos usuários leêm a descrição nas lojas de aplicativos. O texto a seguir é um compilado das melhores e mais fundamentadas práticas de agências digitais e desenvolvedores para você trabalhar bem a psicologia das cores em seu app.

Não confunda, contudo, as sugestões com regras – mesmo essas existem para serem quebradas – a ideia é melhorar o potencial dos aplicativos fornecendo elementos para uma construção visualmente mais rica.

UX First

Cada vez mais recorrente em textos sobre design “UX” se refere à experiência do usuário em contato com a plataforma ou dispositivo em questão. Como dito no início cores inadequadas podem levar o usuário, até mesmo subjetivamente, a abandonar o aplicativo.

Segundo Henrique Carvalho do Viver Blog 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar, 84,7% acham que a cor é mais importante que outros fatores na hora da escolha e mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita. Cores com muito contraste geram poluição visual, o que certamente dificulta a utilização do aplicativo. Cores muito vibrantes são desconfortáveis para celulares. Para o ícone de um app o ideal é trabalhar com no máximo duas cores que devem ser visualmente harmônicas (veja quadro abaixo) com todo o aplicativo.

Harmonia Monocromática

Essa trabalha com a mesma cor, só que em vários tons, do mais escuro ao mais claro;

 

Harmonia Análoga

Essa harmonia usa três cores vizinhas entre si, sendo que você parte sempre de uma cor primária (vermelho, verde, amarelo e azul) e usa uma cor de um lado e uma de outro;

 

Harmonia Complementar

Usa duas cores opostas da roda. Trabalha com contrastes e cria um ambiente tendencialmente mais alegre;

 

Harmonia Triádica

Se você tem muita dúvida de qual cor escolher porque gosta de várias, opte por essa harmonia. Assim você consegue usar três cores diferentes, em suas nuances mais claras ou mais fortes, sem correr riscos. Para achar as cores certas, use um triângulo equilátero. As cores que combinam serão as correspondentes a cada ponta quando você girar o triângulo na roda;

 

Harmonia do Complemento Dividido

Essa harmonia trabalha com três cores, sendo duas opostas à primeira. Pra mim essa é a melhor harmonia, porque pega tons parecidos e ao mesmo tempo não deixa de fazer o contraste, sempre rende boas combinações! Dê preferência a uma cor quente e duas frias, como laranja com azul-violeta e azul-esverdeado;

Combinação de Cores

 

Estes dois sites, flatuicolors e Adobe, ajudam muito na hora da escolha e combinação de cores.

Há ainda de se considerar o público alvo do aplicativo. Se ele for voltado predominantemente a um gênero específico leve em conta também as preferências. O azul é a cor favorita tanto para homens quanto para mulheres, no entanto a segunda colocada no ranking feminino, roxo, é a última na preferência masculina. Ambos consideram também que entre o castanho e o laranja estão as cores que menos encantam as pessoas. Em relação à percepção os homens têm maior preferência sobre cores brilhantes, enquanto as mulheres optam por cores suaves e pálidas, segundo a kissmetric.

Os botões são componentes essenciais dos apps mobile e são igualmente um dos elementos mais difíceis de se confeccionar. Antes da definição do desenho propriamente dito é vital prestar atenção ao tamanho, forma e espaçamento entre eles. Com apps criados a partir de plataformas essa preocupação é praticamente suprimida.

Procure utilizar as cores a seu favor, facilitando a interpretação e deixando o app mais instintivo. Bons desenhos fazem os usuários anteciparem as ações após cada clique. Tomadas de decisão mais agéis tornam a navegação mais agradável e diminuindo as chances de abandono do app.

Ações positivas dentro do app devem receber botões com cores mais contrastantes enquanto as negativas, médio contraste e as neutras, baixo contraste. Procure compor textos para os botões que tenham a ver com a personalidade do app, isso reforçará a o sentimento de comunicação individualizada.

Outro aspecto relevante dos botões é o posicionamento e ordem dos mesmos. Pense, avalie e reavalie. Veja se todos os passos são realmente necessários. No mobile a velha máxima “menos é mais” é vital, mas nunca se deve perder a fluidez da navegação. Não há uma solução única mas a regra dos 3 cliques – toda ação deve ser concluída em no máximo 3 cliques – é um bom ponto de partida.
Achar o limite é o diferencial.


Fontes:
www.viverdeblog.com
https://medium.com/@nic
https://growthtower.com/color-psychology-for-mobile-apps/
https://www.smashingmagazine.com/2017/01/underestimated-power-color-mobile-app-design/
https://blog.bufferapp.com/the-science-of-colors-in-marketing-why-is-facebook-blue
https://medium.com/thinking-design/10-ux-design-predictions-for-2018-54bebb8d9767
knelo/why-use-colour-branding-in-apps-a95deba49dae
https://coschedule.com/blog/color-psychology-marketing/

Compartilhar
72
portalapper

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Apper é um produto da Ofir Publicidade™ 2021 - Todos os direitos reservados
0

R$ 0,00

✕

Carrinho

Seu carrinho está vazio.

Subtotal: R$ 0,00
Total: R$ 0,00
Finalizar compra Ver carrinho
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Clique em "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento mais controlado.
Configurações de CookiesACEITAR TODOS
Gerenciar consentimento

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Os cookies necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa nosso site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem as funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não necessário
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o seu consentimento antes de executar esses cookies no site.
SALVAR E ACEITAR
  • Entrar
  • Criar conta
Esqueceu sua senha?
Esqueceu a senha? Por favor, digite seu usuário ou e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha em seu e-mail.

FALE CONOSCO