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Chat Realtime

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Chat Realtime

Com esse recurso, você poderá criar grupos públicos de bate-papo e permitir que usuários criem seus próprios grupos particulares e conversem uns com os outros de forma individual.

 

Vejamos como configurar este recurso:

Para criar um Chat, primeiramente, clique em a partir de “Adicionar Recursos”.

Existe pouca configuração do lado do Painel, a maior parte de opções de uso são acessadas pelo Aplicativos no dispositivo.

Para criar um grupo público, clique em “Adicionar um grupo” a partir do Painel, preencha com um “Nome”,  e uma descrição (opcional) e clique em “OK”.

Nota: Todos os grupos criados a partir do Painel são públicos e todos os grupos criados a partir do dispositivo, (direto pelo Aplicativo) são privados.

Os grupos públicos, ficam disponíveis para o usuário assim que ele entra no Chat. Dessa maneira dispensam a necessidade da digitação do nome do grupo para entrar (como acontece nos grupos privados, que veremos mais para frente).

Conversa:

Caso você já tenha algum grupo público criado, a sua primeira tela do chat será assim:

Para enviar mensagens o usuário precisa estar logado em uma conta no Aplicativo.

 

Antes de enviar qualquer mensagem é necessário definir um Apelido, este nome será para sua identificação nas conversas (não pode conter espaços).

Como um grupo público comum, qualquer usuário com acesso ao chat poderá postar mensagens (enviando fotos e textos).

Caso queira criar um Grupo Privado, é fácil.

Primeiro, navegue até a home do chat e clique no botão de menu representado por 3 pontos na vertical .

Abrirá um dropdown com as seguintes opções:

Selecionando a primeira opção “Grupo PV Entrar/Criar“, você poderá entrar em um gurpo já existente, ou criar um novo. Clicando abrirá um Pop-up para digitação do nome do Grupo.

Para Criar um novo Grupo, digite um nome que ainda não foi usado neste App e clique em “OK”.

Para Entrar em um Grupo já existente, digite exatamente o nome do Grupo e clique em “OK”

Definições no grupo

Dentro de um Grupo ao clicar no botão de Info , aparecerá uma página com “Informações sobre o Grupo, a opção de alteração de Apelido e definições de Notificações”.

Na primeira parte aparece a Descrição do Grupo:

Logo abaixo da Descrição do Grupo aparece seu apelido, você pode editar o nome que os usuários verão quando você enviar mensagem (não pode conter espaços).

Abaixo de apelido, você poderá personalizar o recebimento das notificações de mensagens deste grupo.

Há 3 possibilidades de configuração:

Esta configuração de notificação também pode ser feita na página de conversas:

1º receber notificação de todas as mensagens

2º receber notificação apenas quando for mencionado

3º não receber nenhuma notificação deste grupo 

 

E por ultimo aparecerá 2 botões que permitira você sair deste grupo ou salvar as alterações feita na notificação e/ou no apelido.

Amigos:

No recurso Chat, existe a possibilidade de adicionar/conversar/remover/bloquear amigos.

 

O primeiro passo para adicionar um amigo, é pressionar o botão de menu no canto superior direito, no dropdown, a segunda opção se chama “Gerenciar a Amigos”, selecione-a.

Aparecerá uma página com seus Amigos e pedidos de amizades, caso seja a primeira vez você deve ver esta página assim:

Para adicionar/convidar um amigo para uma conversa privada, clique no botão Adicionar no canto superior esquerdo aparecerá uma caixa de texto onde você deverá escrever o apelido/e-mail do amigo/usuário que deseja conversar. Assim que localizado o usuário, bastará você enviar uma solicitação de amizade.

Após aceito, ele aparecerá na sua tela “Gerenciar Amigos”

Note que há algumas solicitações de amizade aguardando aprovação. Essa são pessoas que ainda não aceitaram sua solicitação de amizade. Pedidos feitos à você, também aparece nessa lista.

 

Para desfazer uma amizade, é tão simples quanto para adicionar.

Pressione sobre o nome da pessoa que deseja que a amizade seja desfeita e, em seguida, pressione em “Remover Amigo”.

Após realizado esse procedimento a amizade estará desfeita.

 

Caso deseje bloquear algum usuário (seja amigo, ou não), basta encontra-lo (se estiver na sua lista de amigos, basta encontra-lo. Caso seja um usuário que não está na sua lista, em “gerenciar amigos”, selecione a opção “Adicionar” e encontre este usuário pelo apelido. Após encontra-lo, basta pressionar o botão “Bloquear”.

Após bloqueado, caso o usuário seja seu amigo, a amizade será automaticamente desfeita. Caso deseje desbloqueá-lo, seguindo o mesmo procedimento de bloqueio, basta apertar no botão “Desbloquear”.

Dentro de um Grupo ao clicar no botão de “Info” , aparecerá uma página com: “Descrição do Grupo”, “Apelido” e “Notificações”.

Na primeira parte da página aparece a Descrição do Grupo (se houver):

Logo abaixo da Descrição do Grupo aparece seu apelido, você poderá altera-lo aqui se desejar (não pode conter espaços), o apelido é sempre o mesmo em todas as conversas e grupos.

Abaixo de apelido, você poderá personalizar o recebimento das notificações de mensagens deste grupo.

Há 3 possibilidades de configuração:

Esta configuração de notificação também pode ser feita na página de conversas:

1º Receber notificação de todas as mensagens

2º Receber notificação apenas quando for mencionado

3º Não receber nenhuma notificação de conversas deste grupo 

 

E por ultimo aparecerá 2 botões que permitira você sair deste grupo “Deixar Grupo” ou “Salvar” as alterações feita na notificação e/ou no apelido.

Em uma conversa privada, ao clicar no botão de “Info”, aparecerá uma página apenas com: “Apelido” e “Deixar a Conversa”.

Neste tipo de conversa todas as mensagem geram notificações.

 

 

Quando você estiver em um grupo poderá acessar o menu lateral para visualizar os seus amigos que estiverem online.

No recurso Chat, existe a possibilidade de conversar de forma privada com outro usuário que neste caso chamamos de “amigo”. Vamos aprender como Adicionar, Remover ou Bloquear um amigo.

 

O primeiro passo para iniciar uma conversa de forma privada é “Adicionar um Amigo”, para isso você deve pressionar o botão de menu no canto superior direito (três pontos na vertical), e no dropdown, clicar na segunda opção chamada “Gerenciar Amigos”.

Aparecerá uma página com seus Amigos, Pedidos de amizades e/ou se o seu caso seja a primeira vez você dever ver esta página assim:

Para adicionar/convidar um amigo para uma conversa privada, clique no botão Adicionar no canto superior esquerdo, aparecerá uma caixa de texto onde você deverá escrever o apelido/e-mail do amigo/usuário que deseja conversar. Assim que localizado o amigo/usuário, bastará você enviar uma solicitação de amizade.

O usuário/amigo solicitado deve aceitar a solicitação em “Gerenciar Amigos”

Após aceito, ele aparecerá na sua tela “Gerenciar Amigos”

Note que há algumas solicitações de amizade aguardando aprovação. Essas são pessoas que ainda não aceitaram minha solicitação de amizade. Solicitações feitas à você, também aparece nessa lista.

 

Para desfazer uma amizade, é tão simples quanto para adicionar.

Pressione sobre o nome da pessoa que deseja que a amizade seja desfeita e, em seguida, pressione em “Remover Amigo”.

Após realizado esse procedimento a amizade estará desfeita e a conversa será descontinuada..

 

Caso deseje bloquear algum usuário (seja amigo, ou não), basta encontra-lo (se estiver na sua lista de amigos, basta encontra-lo. Caso seja um usuário que não está na sua lista, entre em “Gerenciar Amigos”, selecione a opção “Adicionar” e encontre este usuário pelo apelido. Após encontra-lo, basta pressionar o botão “Bloquear”.

Após bloqueado, caso o usuário seja seu amigo, a amizade será automaticamente desfeita. Caso deseje desbloqueá-lo, apertar no botão “Desbloquear” e depois Solicite a Amizade novamente.

O usuário também poderá relatar/denunciar uma mensagem que ele achar abusiva ou inapropriada.
Ele deve clicar na mensagem e esta ação fará que apareça as opções: Exibir perfil do usuário e Denunciar esta mensagem (como na imagem abaixo).

Assim que um usuário relatar/denunciar uma mensagem, esta denúncia será enviada tanto para o Relatório de Moderação (veremos abaixo) tanto para os e-mails dos Moderadores (veremos mais abaixo).

 

Entre no painel, em “Moderação” você encontrará um “relatório” com as mensagens que foram relatadas/denunciadas e também poderá deleta-las ou mante-las conforme seu julgamento.

  • Mensagem: Texto da mensagem na conversa;
  • Relatórios: E-mail do denunciante e motivo da denúncia;
  • Manter a msg no App!: A mensagem continuará no Aplicativo e será apagada do relatório no Painel;
  • Deletar a msg no App!: A mensagem será excluída no Aplicativo e também do relatório no Painel;

Em Configuração você poderá adicionar os e-mail dos moderadores.

Se foram mais de um, favor separar os e-mails usando virgula “,” sem usar espaço.

As mensagens relatadas para os e-mails dos moderadores aparecerão assim:

Através do Painel, você pode alterar a imagem de fundo do chat e o tipo de Layout (Design) das conversas.

Pronto, crie grandes projetos. 😉

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