Raspadinha (Scratch Card)
Com o recurso Raspadinha, você pode oferecer a seus usuários a chance de ganhar recompensas e dar a eles uma motivação divertida para visitar seu App e sua empresa.
Você pode criar quantas raspadinhas julgar necessária.
Agora, veja como criar e configurar o recurso:
Para adicionar o recurso em seu aplicativo, clique em na seção “ADICIONAR RECURSOS”:
1 – Identificação do Jogo
- Nome do Cartão: Insira um nome para o cartão, para facilitar o controle na análise (Não será visível ao usuário).
- Descrição: Este texto ficará em destaque, e será visível ao usuário. Exemplo: “Você pode ganhar muito. Tente a sorte!”.
2 – Prêmio com Pontos de fidelidade
Se você habilitar os pontos da Raspadinha (Scratchcard points), toda vez que o usuário ganhar nesta raspadinha, poderá ganhar pontos que serão convertidos em descontos na sua loja no recurso Comércio.
Você pode configurá-lo para recompensar uma quantidade aleatória (sorteio) de pontos definindo o mínimo e o máximo com valores diferentes.
Por exemplo, se você quiser que seus usuários ganhem um número aleatório (sorteado) de pontos entre 5 e 25, você definirá o mínimo para 5 e o máximo para 25. Se você quiser que eles ganhem exatamente 25 pontos, então você definirá um valor mínimo e máximo como 25.
Você poderá definir a taxa de conversão de pontos para sua moeda na guia “Configurações > Avançado”, no Menu à esquerda da tela:
Nesse caso, 1 ponto de fidelidade será convertido para 1 (um) Real (porque o aplicativo está definido com a moeda Real). Seu usuário poderá usar esses pontos de fidelidade no recurso Comércio como um código de desconto, neste caso se seu usuário ganhar 5 pontos por exemplo, ele terá R$ 5,00 de desconto na compra de um produto em sua loja (recurso Comércio).
O desconto é aplicado no mesmo momento.
Se o usuário quiser consultar seus pontos, é só acessar o Recurso Minha Conta e rolar até o final da página
3 – Identificação visual da raspadinha
Você pode adicionar suas próprias imagens para ilustrar o cartão.
- Imagem Vencedor “Picture winner”: Esta imagem aparecerá quando a imagem do primeiro plano for raspada e o jogador for um ganhador.
- Imagem Perdedor “Picture loser”: Esta imagem aparecerá quando a imagem do primeiro plano for raspada e o jogador não for o ganhador.
- Imagem Primeiro plano “Picture foreground”: Esta imagem aparecerá assim que o jogador abrir o Cartão para jogar, esta imagem será raspada pelo jogador revelando a “Imagem Vencedor” ou a “Imagem Perdedor”.
4 – Duração e notificações
- Data de término ou ilimitada: Escolha se deseja que seu Cartão tenha uma data de vencimento, introduza uma data.
- Ou ilimitada: Marque esta opção se deseja que seu Cartão não tenha data final, ou seja, ilimitado.
- E-mail para notificação: Insira o endereço de e-mail no qual você deseja receber uma notificação quando um usuário vencer.
- “Porcentagem de chance de vitória (por cartão)”: Escolha as chances que um usuário tem de ganhar o jogo, quanto maior a porcentagem, mais haverá vencedores e vice-versa.
- “Número máximo de pontos ganhos”: Você poderá escolher o número de usuários que podem ganhar este jogo.
- “Um jogador pode jogar novamente”: Escolha se um usuário pode jogar várias vezes ou não. Se um usuário puder jogar várias vezes, isso afetará suas chances de ganhar o jogo.
- “Max. tentativa por 24h”: Se marcar que o usuário pode jogar novamente você deve determinar até quantas tentativas dentro de um espaço de 24 horas ele pode ter.
Será exibido após o cartão ter sido raspado.
Para o ganhador:
- Título: Por exemplo “Parabéns”.
- Descrição: Por exemplo “Parabéns! Você ganhou!”.
- Imagem: Você poderá inserir também uma imagem.
Para o perdedor:
- Título: Por exemplo “Você perdeu”.
- Descrição: Por exemplo “Mais sorte da próxima vez!”.
- Imagem: Você poderá inserir também uma imagem.
- Nome da recompensa: Por exemplo, “Um hambúrguer”.
- Descrição: Insira uma descrição da recompensa que o usuário verá se ele ganhar o jogo.
Assim que o usuário ganha a recompensa fica como um Cupom abaixo do banner de raspadinha.
Para validar/pegar uma recompensa, o proprietário da empresa terá que digitar uma senha de quatro dígitos.
É possível criar uma senha para cada funcionário. Assim, será mais fácil verificar quem valida/paga cada recompensa.
Se já houver senhas para o recurso Cartão de fidelidade, ele usará essas senhas e vice-versa.
Para criar uma senha, basta clicar na guia “Senhas”:
Insira um Nome e uma senha de 4 dígitos, como na imagem acima.
Veja algumas prints do Recurso Raspadinha no dispositivo móvel (celular).
Uma vez logado, o usuário pode raspar o cartão.
Imagem inserida ao raspar e perder:
Imagem inserida ao raspar e ganhar:
Pop-up para um usuário que perder:
Pop-up para um usuário que venceu:
Quando o cartão estiver totalmente raspado, o pop-up é exibido.
Recompensa aparece abaixo do Cartão de Raspadinha:
Para resgatar a recompensa, o usuário pressiona no botão “Utilize este cupom” e mostra o Smartphone/Tablet para o varejista/atendente para inserir a senha de 4 dígitos.
O varejista/atendente digita sua senha e a recompensa é usada.
Você poderá adicionar “Termos e Condições” à sua Raspadinha preenchendo o campo em Configurações > Termos e condições > Cartão de Raspadinha:
Um exemplo de Termos e Condições:
- O PROMOTOR
- Fale aqui sobre você e/ou sua loja
- A PROMOÇÃO
- a. Fale sobre o período do cartão
- b. O Promotor se reserva o direito de prorrogar, rescindir ou suspender a Promoção a qualquer momento (salvo que todos os Prêmios alocados aos Cartões de Raspadinha já emitidos até o momento de qualquer suspensão ou rescisão serão honrados).
- COMO ENTRAR
- a. Detalhe aqui como inserir o cartão Raspadinha (conta criada através do recurso Minha Conta, etc)
- b. Os participantes devem ser (seu país) residentes com 16 anos ou mais para jogar e reivindicar um prêmio. Funcionários da (sua loja), agentes ou qualquer outra pessoa profissionalmente associada à administração da Promoção não poderão entrar.
- c. Para jogar, os participantes riscam um único painel para revelar uma mensagem detalhando o prêmio que ganharam. Instruções completas para reivindicar um prêmio estão em cada cartão de raspadinha. É livre para reivindicar um prêmio e recebê-lo. Os prêmios devem ser reivindicados até (data final).
- OS PRÊMIOS
- Detalhe os prêmios
- COMO REIVINDICAR
- a. Detalhes completos sobre como reclamar prêmios estão em cada Raspadinha.
- b. Todas as reivindicações serão validadas pelo Promotor por referência ao número exclusivo do Cartão de Raspadinha e ao número de associação do Contrato Relevante.
Obs: Tenha em mente que é apenas um exemplo, e você ainda pode adicionar alguma proteção legal a ele.
Nota: Não é possível editar uma raspadinha. Apenas um cartão de raspadinha pode ser usado por vez no recurso.
Se você quiser oferecer várias raspadinhas simultaneamente, é necessário adicionar o recurso para cada raspadinha que você deseja propor.
Pronto, crie grandes projetos. 😉
Muito bom